Comece a trabalhar no seu corpo hoje! Entre em contato!

Carne Vermelha

O consumo excessivo de carne vermelha pode contribuir para a hipertensão?

Muita gente é fã de carne vermelha, seja para consumir em churrascarias ou até mesmo em casa com aquele bifinho. Porém, quem sofre com hipertensão, como é chamada a pressão alta, deve evitar o seu consumo para não contribuir com o agravamento da doença. Toda atenção é pouca sobre o assunto, já que, segundo o Ministério da Saúde, 31,5% da mortes no Brasil são provocadas por doenças cardiovasculares.

Mas não se preocupe. Não será necessário eliminar de vez a carne vermelha do cardápio para ter a pressão alta sob controle. No entanto, o paciente precisará realizar uma substituição nas refeições e, neste caso, a opção por carnes menos gordurosas é uma solução saudável. “A carne vermelha contém mais gorduras saturadas que a carne branca. Seu consumo, por isso, não deve ser exagerado. Gorduras saturadas aumentam a liberação de substâncias vasoconstritoras no sangue, o que pode resultar em aumento da pressão arterial”, explica a nutricionista Suely Iglesias.

A profissional indica a escolha por carnes mais magras, como peixe e frango, para prevenção e controle da hipertensão. Até cortes mais magros de carne vermelha, como filé mignon e músculo, são recomendados para os pacientes. Vale lembrar ainda que a carne deve ser moderadamente salgada.

Outras estratégias para hipertensos

Caso você seja hipertenso, antes de tudo, o recomendado é procurar um nutricionista para que um plano alimentar seguro para sua saúde seja receitado. Existem algumas estratégias individuais que podem ser moduladas de acordo com suas necessidades: “Há como reduzir a hipertensão com alimentos ricos potássio, cálcio e magnésio. Podemos citar os laticínios desnatados, legumes, verduras e frutas”, afirma Suely.

ACHÈ- Cuidados pela vida

Artigos recomendados

Dieta e Acne

Uma dieta rica em açúcar pode influenciar diretamente na aparência da sua pele. Alguns estudos demonstram que indivíduos que possuem pele acneica quando submetidos a