O fato de ter diabetes não deve impedir você de se alimentar bem. E não impede. É tudo questão de equilíbrio: se você monitorar regularmente a sua glicemia, se informar mais sobre os grupos de alimentos e o papel de cada um no seu organismo e aprender a manter uma alimentação saudável e balanceada vai saber utilizar os alimentos a seu favor, podendo aproveitar bem cada refeição.
E muito importante para o portador de diabetes alimentar-se em horários regulares de preferencia 5 a 6 refeições dia, fazendo refeições balanceadas contendo todos os nutrientes. Uma oferta adequada de nutrientes irá contribuir para o equilíbrio do seu organismo.
Uma recomendação importante para quem possui diabetes tipo 1, tipo 2 ou diabetes gestacional, é a automonitorização da glicemia. Vários estudos já mostraram que o hábito de medir a glicemia rotineiramente gera maior conscientização das pessoas quanto ao tratamento e, como consequência, um melhor controle glicêmico. E isso significa muito na vida de quem convive com o diabetes, pois diminui a probabilidade de complicações originadas pela alta taxa de glicose no sangue e aumenta não só o bem estar físico, como também o bom humor.
A atividade física regular, além de contribuir para o bem estar é indicada para a maioria dos portadores de diabetes.
O exercício físico tem efeito importante no controle do diabetes. De modo geral, nas pessoas com diabetes e glicemias abaixo de 300mg% o exercício diminui imediatamente a taxa de glicose e melhora o controle do diabetes em longo prazo.
Porém, em caso de hiperglicemia importante (maior que 300mg%) a atividade física não é recomendada.
Não é recomendada a prática de atividade física em jejum.