O cálcio é um mineral que desempenha um papel fundamental no nosso organismo, ele é um dos principais componentes do tecido ósseo responsável pela construção e manutenção deste tecido.
No nosso organismo, a partir dos 40 anos ocorre uma perda de massa óssea progressiva a cada ano, tornando os ossos mais frágeis.
Para a mulher, que está entrado na menopausa há uma queda na produção de estrogênio e consequentemente uma diminuição de massa óssea. Neste período é fundamental o foco em uma alimentação equilibrada visando minimizar as perdas deste nutriente.
Em muitos casos, uma dieta equilibrada atende bem as necessidades aumentadas de cálcio em outros é necessária à suplementação.
A alimentação é um grande aliado para minimizar estas perdas, O consumo habitual de frutas, verduras, raízes e legumes é necessário para a absorção do cálcio, pois esses alimentos tornam o PH de todos os líquidos corporais mais alcalinos, acarretando uma condição ideal para reduzir perdas ósseas.
Na natureza temos diversos alimentos que são boas fontes de cálcio e que muitas vezes passam despercebidos pela maioria da população.
Os leites queijos, iogurtes e requeijões e coalhadas, são conhecidas fontes de cálcio.
Dica de Nutri:
Temos outros alimentos também são excelentes fontes de cálcio como amêndoa, brócolis (flores cruas), brócolis (folhas), couve-manteiga, farinha láctea, farinha de soja, feijão branco miúdo, flocos de cereais, sardinha e tofu.