O colágeno é uma proteína uma proteína presente na constituição do tecido conjuntivo, sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas.
No organismo humano o colágeno desempenha várias funções, é um dos principais constituintes do tecido conjuntivo que atua unindo e fortalecendo os tecidos.
Com o envelhecimento aliado a alimentação inadequada o organismo pode sofrer algumas privações desta substância. Na infância até a puberdade, essas deficiências não são visíveis e nem mostram suas evidências. A falta de colágeno vai se tornar mais visível e notável quando o homem entra na fase da maturidade, fase em que há uma possibilidade maior dele sofrer fraturas com frequência. Também é nessa etapa da vida que começam a aparecer às rugas, pois a pele não tem mais a mesma elasticidade de antes.
A deficiência severa de colágeno poderá causar alguns problemas como má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros.
No setor alimentício, o colágeno é encontrado adicionado aos produtos como iogurtes, embutidos (salsichas, presunto, rosbife) e para sobremesas de fácil preparação (sobremesas de gelatinas, pudins, maria-mole), sendo também muito utilizado na área de cosméticos e produtos fármacos (cápsulas moles e duras são de gelatina obtida do processo de hidrólise parcial do colágeno, por exemplo).
A suplementação do colágeno poderá ser indicada em alguns casos ela deverá ser feita por um profissional, só ele saberá indicar a dose ideal para você.
O colágeno não engorda, ajuda na prevenção da flacidez, crescimento das unhas e cabelos.
Podemos encontrar o colágeno em pós, sucos, shakes, cápsulas e jujubas.