Para o ganho de massa muscular, é necessário uma alimentação equilibrada e treinamento adequado.
O ganho de massa muscular é resultado da alimentação e do exercício adequado e também do descanso.
Para obtermos o ganho de massa muscular as proteínas são essenciais. Quem é praticante de atividade física regular, mas não é atleta, deve consumir um percentual de calorias de sua dieta provenientes da proteína. Para saber o percentual adequado para você é necessário que se faça uma avaliação nutricional.
O consumo de proteínas de alta qualidade é essencial para o desenvolvimento de músculos. Se seu objetivo é ganhar massa muscular as suas refeições devem ter como ponto de partida a ingestão de proteínas de qualidade. É sabido que nem todas as fontes de proteína se encontram no mesmo patamar. Há proteínas de maior qualidade que outras, no que toca à sua biodisponibilidade.
Vale a pena destacar que o carboidrato é muito importante para a o ganho de massa muscular. A proporção ideal de carboidratos será calculada com base nos seus dados antropométricos, bioquímicos e bioimpedância. Para melhorar a absorção das proteínas a dica é ingerir associado às fontes de vitaminas C e E, além de betacaroteno.
Para um melhor aproveitamento dos nutrientes é recomendado fazer a refeição logo após ao treino.
Alguns exemplos de alimentos ricos em proteínas de alta qualidade.
• Ovos
• Peixes
• Aves
• Carnes
A dieta inadequada pode ser muito nociva ao seu organismo. A proteína ingerida em excesso poderá causar sérios danos, muitas vezes irreversíveis.
A suplementação nutricional poderá ser feita em alguns casos dependendo da indicação.
Cada individuo é único e deve ter dieta e treinos personalizados. Nem todos tem indicação do uso dos mesmos suplementos.
Portanto se seu objetivo é ganhar massa muscular, procure um educador físico e um nutricionista estes profissionais poderão auxiliá-lo a atingir seu objetivo.
Dieta e treinos corretos são essenciais sempre bem orientados.