Comece a trabalhar no seu corpo hoje! Entre em contato!

​Sal, aliado ou inimigo da sua saúde?

O sal é essencial para a vida animal e é também um importante conservante de alimentos e um popular tempero.

O sal é produzido em diversas formas: sal não refinado (como o sal marinho), sal refinado (sal de cozinha), e sal iodado.

Cloreto e sódio e íons são os dois principais componentes do sal, são necessárias para a sobrevivência de todos os seres vivos, incluindo os seres humanos. O sal está envolvido na regulação da quantidade de água do organismo. A deficiência de sódio no organismo pode gerar fraqueza, letargia e convulsões já sal ingerido em excesso pode causar dores de cabeça, coceiras e aumento da pressão arterial.

É do conhecimento da maioria da população que os portadores de hipertensão arterial (pressão alta) deve fazer uma dieta com o sal controlado.

A organização mundial da saúde recomenda o consumo médio de cinco gramas diários de sal para um individuo adulto. Cada grama de Sal possui 400 mg de sódio portanto a recomendação de sódio da organização mundial de saúde é de 2000mg de sódio.

Atualmente com a utilização de grande número de alimentos industrializados fica cada vez mais difícil fazer o controle do sal que estamos ingerindo.
O sal muitas vezes passa despercebido em muitas preparações e alimentos industrializados. Devemos ter atenção a alguns alimentos possuem alto teor de sódio é ingerimos sem perceber.

Nos alimentos industrializados encontramos o glutamato monossódico, (temperos prontos), a sacarina e o ciclamato (adoçantes artificiais), cloreto de sódio, bicarbonato de sódio. Uma atenção especial deve ser dada aos produtos zero, diet e light. Vale a pena ler os rótulos e ver a concentração de sódio.

Para facilitar a vida das donas de casa modernas, a indústria de alimentos lança mão de artifícios cada dia mais ricos em sódio. São eles: Os temperos prontos como caldo de carnes, galinha, bacon bacalhau, feijão, os temperos em pasta de alho e sal, os temperos em pó (a maioria contém sal).

Dica da Nutri, procure reduzir o consumo destes temperos prontos faça a substituição por ervas e especiarias. Boas opções são o orégano, alecrim, sálvia, alfavaca e manjericão, a cebolinha a salsa e o alho porró, manjerona.

Deve ser ter atenção à leitura dos rótulos dos alimentos atenção a palavra sódio, pois quanto maior concentração de sódio estiver no alimento mais salgado ele será. Lembre-se do limite da organização mundial da saúde 2000 mg de sódio dia.
Outros alimentos ricos em sódio são: Os salgados (Carnes salgadas, peixes, bacalhau), os embutidos como salame, salaminho, linguiça, salsicha, presunto, as conservas que são geralmente em água e sal, frutos do mar e algas

Artigos recomendados

Nutricosmético

Os nutricosméticos estão na prateleiras das farmácias, e na boca e na bolsa das mulheres modernas. Os nutricosméticos também conhecidos como as pílulas da beleza,

Continue lendo »

Copyright 2019 © Suely Iglesias Nutricionista

Desenvolvido por: