O colesterol é um tipo de gordura sintetizada no fígado, necessária ao funcionamento normal do organismo.
O colesterol que temos no sangue é produto do nosso metabolismo e depende da quantidade fabricada pelo nosso próprio organismo e da quantidade de gordura saturada ingerida em nossa alimentação.
O colesterol está presente em alimentos de origem animal (carnes, leite e derivados, gema de ovo) ou de origem vegetal (óleo de coco, manteiga de cacau, óleo de amendoim)
O excesso de colesterol é nocivo a saúde pois irá depositar-se nas artérias até que elas fiquem obstruídas, provocando problemas vasculares que poderão cursar até mesmo com um atque cardíaco. Se uma artéria que conduz sangue para o cérebro ficar obstruida, poderá ocorrer um acidente vascular.
O não tratamento da hipercolesterolemia – alta taxa de colesterol ruim, o LDL -, pode levar a doenças coronarianas severas, como angina, infarto do miocárdio, doença vascular cerebral (AVC) e até a morte.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no Brasil, num total de 300 mil pessoas por ano, número que aumenta a cada ano.
Em 1996, considerando o total de óbitos no Brasil, 32% deles ocorreram por conta de doenças do aparelho circulatório, sendo que em 1930 o total foi de 12%.
O mais grave do colesterol aumentado é o fato do paciente ser assintomático, não perceber que tem o problema até que apareça o sintoma de alguma dessas doenças.
Os jovens e crianças também merecem atenção em casos de aumento da taxa de colesterol ruim.
Uma alimentação balanceada alidada a uma atividade física regular são bons aliados na prevenção das doencas vasculares e controle do colesterol