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Alimentação e Ômega 3

O ômega 3 é um ácido graxo poli-insaturado essencial presente em alguns alimentos que é muito importante para o bom funcionamento do cérebro.

O ômega-3 deve ser extraído, exclusivamente da alimentação, nosso organismo não é capaz de produzi-lo.

As melhores fontes de ômega 3 são os peixes como sardinha, atum, bacalhau, cação e salmão. É encontrado também no azeite de oliva, o óleo de linhaça e a própria semente de linhaça, brócolis, rúcula e espinafre, porém em menor proporção. Também são fontes de ômega 3 castanhas e nozes e óleos vegetais.

O consumo de alimentos ricos em ômega-3 também é benéfico para pessoas que sofrem de osteoporose, pois o ômega-3 auxilia na absorção do cálcio pelo organismo. No caso da artrite reumatoide, o ômega-3 favorece na redução do uso de anti-inflamatórios. Nas doenças cardiovasculares o ômega-3 é excelente para diminuir o índice de triglicérides e até para evitar a agregação plaquetária, ou seja, aqueles coágulos que se formam nas artérias.

É importante saber que os alimentos fontes de ômega 3 não devem se consumidos fritos, pois as altas temperaturas destroem as propriedades do ômega 3, inutilizando-o.

A suplementação de ômega -3 poderá ser feita, porém é necessário que um Nutricionista avalie os hábitos e condutas alimentares de cada paciente para poder prescrever de maneira correta a dosagem necessária.

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