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Alimentação e Sistema Imunológico

Diariamente nosso organismo está exposto a diversos agressores como o stress, a poluição, os agrotóxicos, e exposição a vírus, bactérias. O nosso sistema imunológico é responsável pela n defesa do organismo.

A uma dieta equilibrada é um grande aliado na defesa de nosso organismo. Os nutrientes são o “combustível” para a manutenção das nossas células de defesa.

Alguns alimentos apresentam propriedades funcionais. Os antioxidantes que combatem prontamente o aumento de radicais livres nestas situações de ataques estão presentes nos alimentos.

Onde encontrar:

• VITAMINA A: Abóbora, abacate, acelga, brócolis, cenoura, couve, escarola, espinafre, fígado, leite, mamão manga, manteiga, maçã, melão, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovos, pêssego, queijos gordurosos, sardinha, taioba.
• VITAMINA C: abacaxi, acerola, caju, lima, laranja, tangerina, limão, goiaba, kiwi, couve e brócolis.
• VITAMINA D: Manteiga, óleos vegetais (girassol, milho, canola) e gema de ovo.
• VITAMINA E: Germe de trigo, óleo de soja, arroz, milho, nozes e gema de ovo.
• SELÊNIO: Castanha do Pará, salmão, farelo de trigo, ostras, fígado, camarão e milho.
• ZINCO: Carnes peixes, ostras, carnes vermelhas, cereais integrais, amêndoas feijões e nozes.
• BIOFLAVONOIDES: Frutas cítricas, vermelhas e vegetais verdes escuros, uvas, limão e espinafre.
• LICOPENO: Frutas e legumes vermelhos, tomate, goiaba vermelha e caqui.
• ISOFLAVONAS: Soja e Derivados, uva e vinho tinto.
• CATEQUINAS: Chá verde, chá preto, chocolate amargo.

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