Comece a trabalhar no seu corpo hoje! Entre em contato!
  • suelysite@gmail.com
  • 21 97374-1351
  • Centro | Copacabana | Niterói

Alimentação nas diferentes fases da vida

Para se garantir um equilíbrio bioquímico, a alimentação deverá estar adequada a cada fase de nossa vida. Pois em cada ciclo nosso organismo possui necessidades especificas e necessita de nutrição adequada.

Até o sexto mês de vida o aleitamento materno exclusivo garante todos os nutrientes essências ao desenvolvimento do bebê. A partir do sexto mês de vida novo alimentos devem ser introduzidos de forma gradativa, até o desmame que poderá acontecer após o segundo ano de vida.

Na infância temos a necessidade de matéria-prima para complementar a formação dos dentes, ossos, músculos e tecidos e mantê-los saudáveis. Uma alimentação equilibrada irá proteger o organismo de diversas doenças, além disso, a alimentação saudável garante um desenvolvimento físico e intelectual pleno, prevenindo distúrbios nutricionais.

A dieta infantil deverá ser composta por refeições pequenas e frequentes, desde que ricas em nutrientes (macro e micronutrientes).

O Ferro e a vitamina C, importantes para a formação das células do sangue. O cálcio importante para a formação de ossos e dentes. A vitamina A é necessária para uma pele saudável e desenvolvimento celular. A vitamina D é essencial para o metabolismo do cálcio e pode até ser sintetizada pela ação do sol através da pele.

Já na adolescência temos oscilações hormonais, para isso devemos aumentar a ingestão de alimentos ricos em ômega-3, crucíferas, e antioxidantes.

As mulheres em fase reprodutiva devem dar uma maior atenção às vitaminas do complexo B, para que haja a geração adequada de energia.

Para o grupo da terceira idade, muitas vezes se faz necessária à suplementação, pois muitos idosos apresentam maior dificuldade em ingerir certos alimentos, o que causa a deficiência de algumas vitaminas, principalmente a B12. A ingestão de gorduras mono e poli-insaturadas também auxiliam na melhora da permeabilidade e na liberação de toxinas.

Um acompanhamento nutricional faz-se necessário para identificar erros e deficiências alimentares a tempo de corrigi-las sem causar danos à saúde. Além disso, é possível através da alimentação preservar e melhorar o estado nutricional refletindo, também, em melhora da saúde e de qualidade de vida em todas as fases.

Artigos recomendados

Carne Vermelha

O consumo excessivo de carne vermelha pode contribuir para a hipertensão? ​Muita gente é fã de carne vermelha, seja para consumir em churrascarias ou até

Continue lendo »

Copyright 2019 © Suely Iglesias Nutricionista

Desenvolvido por: